Oferecer o serviço de recuperação de créditos tributários para empresas do SIMPLES Nacional pode se transformar em um diferencial para sua empresa contábil / escritório de Advocacia ganhar mais dinheiro.
Essa é uma necessidade grande das organizações brasileiras, mas poucos contadores e advogados sabem como explorar corretamente.
Coloque-se por um instante no lugar do seu cliente. Imagine que, após anos pagando por uma onerosa carga tributária, surja um profissional contábil que consiga reduzir em 15% os seus gastos, explorando a recuperação de créditos tributários. Mesmo que ele cobre honorários mais caros que sua empresa atual, você ainda sai no lucro.
Não é difícil tomar uma decisão sob essas circunstâncias, não é mesmo? Justamente por isso, a recuperação de créditos tributários pode se transformar na sua grande mina de ouro. Basta saber como explorá-la.
O serviço de recuperação de créditos tributários
Existem vários tributos que geram o direito de crédito tributário para as empresas – o que pode ser usado para reduzir as despesas tributárias. A recuperação de crédito tributário é uma atividade que tem o objetivo de resgatar os créditos que foram acumulados pela empresa no decorrer dos anos.
Porém, a recuperação requer esforços. O Fisco não faz o ressarcimento das empresas sem que seja feita uma solicitação, e é justamente neste ponto que entre o seu papel.
O profissional contábil ou advogado tem todas as condições de interpretar e analisar a complexidade tributária de uma empresa, identificando as possibilidades de recuperação de crédito, como PIS e COFINS.
Trata-se de um serviço que tem um efeito para trás e para frente. Ou seja, é possível fazer uma análise inicial para identificar quais créditos tributários podem ser recuperados, mas, também, continuar monitorando essas oportunidades em tempo real, mês a mês.
Por dentro da mudança do papel do contador
Apesar de ser um serviço de grande valor para o empresário, são poucos os contadores que oferecem a recuperação de créditos tributários. E isso acontece principalmente pela visão limitada que os profissionais contábeis têm sobre a sua própria profissão.
Por muitos anos, o principal foco da contabilidade esteve na conformidade legal. Ou seja, o contador se limitava a auxiliar no cumprimento das exigências fiscais e contábeis – sem se envolver profundamente na empresa de seus clientes.
Porém, esse cenário está cada vez mais no passado. O contador pode exercer um papel mais consultivo – gerando mais valor para o empresário – e a recuperação de créditos tributários é um ótimo exemplo de serviço que aumenta a satisfação do cliente.
Por que se envolver nessa área?
O que não faltam são ótimos motivos para se envolver na área de recuperação de créditos tributários. Veja os principais deles:
- Mercado promissor
O sistema tributário brasileiro é marcado pela sua complexidade. Como consequência disso, são poucos os empresários que possuem entendimento sobre as possibilidades de recuperação de créditos tributários. E isso abre uma grande oportunidade para os contadores.
Além disso, é preciso considerar que reduzir custos é um objetivo de qualquer empresário. Portanto, se você souber vender os seus serviços, tem um potencial de atrair diversos clientes.
- Valor do honorário
Ao oferecer um serviço de maior complexidade, você pode cobrar um valor maior de honorários de seus clientes. Além disso, ainda é possível estudar a possibilidade de cobrar uma porcentagem sobre a quantia economizada após a recuperação de créditos tributários – principalmente em serviços pontuais de consultoria.
- Entrada para a contabilidade consultiva
O serviço de recuperação de créditos tributários pode ser a sua porta de entrada para uma contabilidade consultiva. Ou seja, você pode começar a ter um envolvimento maior com os seus clientes e gerar mais valor no serviço prestado.
- Crescimento do cliente
Quando você ajuda o seu cliente a reduzir suas despesas e elevar a lucratividade, está contribuindo com o sucesso dessa empresa. E estimular o crescimento dos seus clientes é ótimo para manter boas parcerias em longo prazo.
- Captar e fidelizar clientes
Como vimos, você precisa gerar mais valor para o seu cliente. Por isso, ajudar o empresário a recuperar os créditos tributários pode se transformar facilmente em um diferencial para captar e fidelizar mais clientes.
- Destaque-se dos concorrentes
O mercado contábil está passando por uma grande transformação – e, certamente, muitos dos seus concorrentes estão de olho nisso. É preciso mudar a sua postura para conseguir se destacar dos seus concorrentes e atrair os clientes.
Principais obstáculos para os contadores
Com tantas oportunidades a serem exploradas, o que impede os contadores de oferecerem o serviço de recuperação de créditos tributários? Aqui estão os principais obstáculos observados:
- Medo
O maior obstáculo para os profissionais contábeis é o medo. Depois de muitos anos oferecendo os mesmos serviços, aventurar-se em novas áreas pode parecer uma decisão complicada.
Por que aumentar as responsabilidades e correr o risco de perder clientes com a mudança dos serviços oferecidos? A resposta está na mudança do comportamento do consumidor. Se você não acompanhar as necessidades do empresário, dificilmente conseguirá sobreviver por muito tempo.
- Crenças limitantes
Outo obstáculo marcante são as crenças limitantes – que podem incluir o medo da fiscalização, pouca experiência na área tributária, a mudança da abordagem no atendimento ao cliente, entre outras. Porém, é fundamental assimilar que os processos de mudança são essenciais para a evolução.
- Falta de atitude
Por fim, temos a falta de atitude do profissional contábil. E isso pode ser notado de várias formas:
- Procrastinação na busca por capacitações relacionadas a novos serviços que podem ser oferecidos
- Ausência de capacitação para os funcionários do escritório
- Dificuldade em remodelar os processos para incluir novos serviços
- Ausência de sistemas digitais adequados para gerenciar a recuperação de créditos tributários
- Falta de profissionais capacitados dentro da empresa
Note que todas essas são complicações que podem ser contornadas com uma mudança de atitude do empresário contábil. Basta trabalhar com foco para a inclusão da recuperação de créditos tributários em sua gama de serviços.
Próximos passos para explorar a recuperação de créditos tributários
Ficou interessado em ganhar mais dinheiro com a recuperação de créditos tributários? Veja os próximos passos que você deve seguir para colocar isso em prática:
- Analise sua carteira de clientes, identificando aqueles que podem se interessar por esses serviços – e, até mesmo, removendo os que estão em busca apenas dos serviços relacionados à conformidade legal
- Crie um cronograma com etapas definidas que são necessárias em um processo de recuperação de créditos tributários
- Estruture os processos necessários para atender os clientes
- Comece explorando nichos que você tem mais conhecimento, como a recuperação de créditos tributários de produtos monofásicos – que pode incluir empresas dos ramos de autopeças, bebidas, cosméticos e medicamentos
- Divulgue seu trabalho para mostrar ao seu cliente todo o valor que os seus serviços podem gerar
O Recupera Créditos, uma solução baseada na metodologia workflow, um passo a passo simples e direto para você cruzar os produtos monofásico da base de PIS/COFINS do período que desejar. Descubra como é fácil recuperar créditos de PIS/COFINS para empresas do SIMPLES Nacional.
E então, gostou das dicas para ganhar dinheiro com a recuperação de créditos tributários? Deixe o seu comentário.
Fonte: Marco Educação