Otimizar processos contábeis é uma necessidade para todo escritório de contabilidade que busca eficiência e precisão nas suas operações. Por meio de ferramentas tecnológicas e boas práticas de gestão, é possível automatizar tarefas repetitivas, reduzir erros manuais e melhorar a produtividade da equipe contábil.
Continue a leitura deste artigo para conferir dicas práticas para transformar a rotina contábil e potencializar os resultados do seu escritório. Você vai ler sobre:
- por que é importante otimizar processos contábeis;
- 5 dicas práticas para otimizar processos contábeis.
Por que é importante otimizar processos contábeis?
Otimizar os processos do escritório contábil é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços, o que acaba influenciando diretamente na satisfação dos seus clientes e na imagem da empresa.
Afinal, uma otimização envolve a padronização dos processos internos e a melhoria da organização do fluxo de trabalho, bem como a implementação de novas tecnologias e automatização das tarefas contábeis.
Tudo isso proporciona redução de erros manuais, de falhas de comunicação e de desgastes entre as equipes. Assim, o resultado consiste em impactos positivos para o escritório, como aumento da produtividade, agilidade na resolução de problemas, economia de recursos e otimização do tempo.
Confira 5 dicas práticas para otimizar processos contábeis
Após entender a importância de melhorar processos contábeis, veja a seguir como você pode fazer isso na prática.
Automação de tarefas repetitivas
São consideradas tarefas repetitivas aquelas de baixa complexidade, como a geração de relatórios, a digitação de lançamentos contábeis e o envio de documentos fiscais. Essas atividades, quando em excesso, ocupam uma boa parte do tempo da equipe, desmotivando os colaboradores.
Com a automação de tarefas nos escritórios, a equipe pode se dedicar a tarefas de maior valor agregado, como consultorias estratégicas e análises financeiras. Além de reduzir a dependência de tarefas manuais, isso também diminui a ocorrência de erro humano.
Padronização de procedimentos internos
Criar procedimentos contábeis padronizados facilita a execução das tarefas e melhora a comunicação interna do escritório. Isso porque esses padrões contribuem para manter os processos da empresa mais consistentes e uniformes.
Dessa forma, ter diretrizes precisas aumenta a eficiência da equipe, além de contribuir para identificar áreas de melhoria e favorecer uma maior coesão da cultura organizacional da empresa.
Integração de dados de outras ferramentas contábeis
Ao adotar softwares de automação, sistemas integrados de gestão (ERP) e ferramentas de inteligência artificial, você diminui o tempo e os recursos para realizar as tarefas contábeis, tornando os processos mais confiáveis.
A implementação de sistemas de gestão financeira que conversam diretamente com softwares contábeis traz mais eficiência e produtividade ao escritório.
Afinal, isso permite visualizar dados sobre vendas e pagamento de fornecedores, gerando relatórios gerenciais, cálculos de impostos e outros documentos de maneira automática.
É o caso do Integra Fácil, solução que eleva a sua contabilidade a outro nível. Integrando com outros sistemas contábeis, você realiza os lançamentos sem digitação após a primeira inserção de dados, eliminando a operação manual na sua empresa.
Capacitação contínua da equipe
É importante ressaltar que não basta investir apenas na melhoria e na implementação tecnológica para garantir melhores resultados para o seu negócio. Outro fator fundamental é o investimento na sua equipe.
Afinal, o treinamento dos colaboradores é indispensável para que eles estejam capacitados a trabalhar com os novos softwares e se adaptar às novas práticas de otimização do escritório.
Essa capacitação deve ser contínua, de modo a mantê-los sempre atualizados em relação às atualizações tecnológicas. Dessa forma, a empresa obtém resultados mais ágeis e efetivos, trazendo resultados mais certeiros e também o aumento da produtividade.
Acompanhamento e monitoramento de resultados
O uso de KPIs (Indicadores de Desempenho) é fundamental para monitorar a eficiência dos processos no seu escritório. Por meio dessa comparação, você é capaz de avaliar as performances e, assim, entender qual é o momento adequado para realizar os ajustes necessários.
Alguns exemplos de indicadores de desempenho que você pode implementar no seu negócio são Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Retorno sobre Investimento (ROI) e Taxa de crescimento de receita.
Porém, antes de fazer a implementação, é importante avaliar alguns pontos, já que os KPIs do seu escritório contábil devem ser:
- mensuráveis: os indicadores precisam apresentar valores absolutos ou em percentual relativos à metas a ser desenvolvidas, ou seja, devem ser quantitativos;
- relevantes: eles precisam agregar um valor ao seu negócio e, para isso, é fundamental que sejam definidos a partir de metas realistas;
- verificáveis: também é fundamental que os KPIs sejam verificáveis, o que significa que eles devem conter informações capazes de sustentar os dados apresentados.
Agora você já sabe a importância de otimizar processos e como isso contribui para tornar o seu escritório mais produtivo e competitivo. Por isso, não deixe de colocar em prática as dicas desse artigo para aumentar os resultados do seu negócio.
Quer saber mais sobre o universo da contabilidade? Aproveite para entender melhor como a Integração dos Sistemas Domínio e Escritório Inteligente ajuda os clientes a manter a contabilidade em dia.